O Papel do Farmacêutico na Livre Escolha do Paciente quanto a Prática Terapêutica
Vamos fazer uma pausa para o café ☕ e conversar um pouco sobre a aplicação do Código de Ética Farmacêutica? Já pegou seu café? ...
“Garantir ao usuário o acesso à informação independente sobre as práticas terapêuticas oficialmente reconhecidas no país, de modo a possibilitar a sua livre escolha.” – Código de Ética Farmacêutica, Resolução CFF 596/14, Art. 12, Inciso X – Deveres do Farmacêutico.
Simplesmente para nos lembrar que o atendimento farmacêutico deve ser sempre baseado na individualidade do paciente. O foco é o paciente e não o medicamento ou a terapêutica. Como Farmacêuticos devemos conciliar nosso conhecimento técnico, avaliar e apresentar as DIVERSAS práticas (reconhecidas) disponíveis, as mais adequadas para o caso INDIVIDUAL daquele paciente, para que ele possa escolher.
A escolha do paciente deve ser feita sobre as opções que VOCÊ APRESENTAR. E isso é muito diferente de ele próprio tomar a decisão sozinho pelo seu tratamento. Isso seria auto medicação. Certo?
As opções devem ser APRESENTADAS a ele pelo Farmacêutico, e isso não é contrariar uma prescrição, por exemplo. Mesmo com uma prescrição, além de você avaliar se não há nenhum “problema”, em muitos casos há a intercambialidade, ou mesmo marcas diferentes de um genéricos com preços diferentes, etc.
Quando dentro da Prescrição Farmacêutica, podemos orientar mais detalhadamente as opções. É muito comum cada um tender a oferecer tratamentos dentro de sua área de atuação ou da que possui maior afinidade. Por exemplo, quem gosta de fitoterápicos, tende a orientar logo por essa terapêutica. Quem tem maior afinidade por homeopatia, orienta para esta opção. Se você tem um consultório farmacêutico com ênfase em fitoterapia, claro que o paciente já terá uma ideia pré-formada que seu tratamento será com fitoterápicos. Mas se você está em uma farmácia ou drogaria, há outras opções. Concorda?
Não tenho nenhum problema com fitoterapia. Muito pelo contrário. Adooooro!!! 😍
O que quero dizer é: sabemos que cada paciente “acredita” mais ou menos em determinadas terapias. Adianta você querer tratar um paciente que não confia na terapêutica proposta? Será que você vai conseguir a adesão necessária do paciente? Será que ele vai levar o tratamento até o final, ou mesmo começar? Afinal, o que importa é o PACIENTE. Não é?!
O nosso foco tem que ser SEMPRE o PACIENTE, e não o medicamento. Quantas vezes você já atendeu um paciente que na verdade não precisava de nenhum medicamento? As opções devem ser dadas não baseada no que é mais conveniente para nós, mas no que é mais recomendável para AQUELE paciente.
🚩E se for em uma área que não domino? Exemplo, não sou homeopata e o paciente prefere homeopatia. O que faço? 😰 [ DICA ] Até para dizer que “não sabe” tem técnica! E muitas! 👉 Converse muito com ele para ganhar sua confiança primeiro. Demonstre interesse por ele, por ajudá-lo. Você precisa ganhar a confiança dele! Ele precisa ACREDITAR que você quer ajudá-lo! 👉 Quando ele informar que prefere homeopatia, e se realmente for o caso, concorde simplesmente que é uma ótima opção e você irá encaminhá-lo para um amigo seu que é ÓTIMO com homeopatia.
📣 Gerencie o tempo do atendimento. Se você terá que passar para outro profissional, não estenda muito o atendimento para ele não ter a impressão que ‘foi perda de tempo’.
🎯 Você que atua com pacientes em farmácias e drogarias, ou em consultório farmacêutico, procure outros conhecimentos que irão facilitar e desenvolver seu atendimento. Técnicas de atendimento ao paciente, programação neurolinguística, psicologia do atendimento ao paciente, etc. são só alguns exemplos de temas que você pode buscar no Dr Google. Em todas as áreas de atuação e em qualquer profissão um ótimo profissional não é construído apenas de sua capacidade técnica. Depende de outras HABILIDADES e COMPETÊNCIAS que desenvolve para a melhor aplicação da técnica e chegar a EXCELÊNCIA 😉
Espero que tenha gostado! 😉
Pausa para o café ☕, vamos falar de Ética! Este é o nosso encontro toda quinta-feira as 17h na Fanpage. Neste encontro conversaremos sobre pontos importantes para a atuação Ética do profissional Farmacêutico. Minha missão aqui é descomplicar o entendimento das normas profissionais e lembrar aqueles pontos que muuuitas vezes esquecemos no dia a dia.
Boooa tarde! Agora... vamos voltar ao trabalho 😉
Abraços,
Isabel Schittini