Como Treinar sua Equipe de Farmácias e Drogarias
🔊 Treinar ou não treinar... Ohhh dúvida... E você? Seus funcionários recebem treinamentos? Pelo menos os que são obrigatórios?
Hoje vamos conversar sobre Como Treinar sua Equipe de Farmácias e Drogarias, a importância, exigências legais, como planejar e executar treinamentos, como comprovar esses treinamentos... E como de costume, responder as dúvidas mais frequentes e váaaarias dicas, além do que a Vigilância Sanitária já está cobrando nas inspeções sanitárias.
Então... O assunto de nossa 4Farma Class Especial de hoje é:
COMO TREINAR SUA EQUIPE DE FARMÁCIAS E DROGARIAS
Para começar...
Sua equipe recebe treinamentos?
( ) Eu ehm... Já tenho muito o que fazer... 😡
( ) Não tenho nada com isso... Se o dono quiser treinamento, ele que pague 😤
( ) Treinar o que?? 😱
( ) Realizo os treinamentos obrigatórios, conforme a periodicidade indicada nas Boas Práticas. 😉
👉 4 segundos para você refletir e responder...
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Seja muito bem-vindo ao Blog 4Farma!!!!
Minha missão é descomplicar a sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias 😉
[MUITO OBRIGADA] 🙏 a você que acompanha meus conteúdos, Curte, Compartilha e deixar seus Comentários! Vou agradecer ainda mais se... depois de ler o post, você CURTIR e deixar seus COMENTÁRIOS! Só assim posso avaliar se os conteúdos que compartilho são relevantes para você, e se ajudam a descomplicar sua atuação como Farmacêutico.
Quantos AMEI 💖 será que esse post vai receber? 😊
E aí? Respondeu a pergunta acima? Com sinceridade?... rs
Antes de qualquer coisa, vamos esquecer algumas barreiras mentais, ou como são mais conhecidas, as desculpas... Por mais que você não admita em voz alta, uma "vozinha" lá dentro da sua mente pode estar sussurrando:
Não tenho tempo...
Não tenho recursos para fazer treinamentos...
Não recebo nada mais por isso...
Tenho medo de fazer treinamentos...
Acho que não consigo...
Eu te convido a silenciar essa "vozinha" por alguns minutos e até o final desse post você aprenderá a "calar" ela de vez.
🚩 Mas trabalho em uma rede de drogarias e eles é quem fazem os treinamentos... 😤
👉 As redes geralmente possuem treinamentos (e muitos) para suas equipes, mas possuem também uma agenda. E isso não tira a sua responsabilidade.
Quando eu estava na Supervisão Farmacêutica, o que eu pedia para os Farmacêuticos era para que cada um avaliasse que treinamentos específicos sua equipe precisava. Por exemplo, se estavam com muitas dúvidas sobre genéricos, não precisavam esperar ter o treinamento sobre genéricos, que estava programado para 3-4 meses. Eu enviava o material para a filial e o Farmacêutico aplicava. Muitas vezes os próprios Farmacêuticos montavam treinamentos nas filiais e depois me enviavam, e muitos acabavam sendo incorporados ou adaptados na grade de treinamentos da empresa. E você acha que na drogaria eles tinham um datashow, computador exclusivo, sistema de som, sala com cadeiras, podiam parar todos ao mesmo tempo para aplicar o treinamento? Claro que não 😊
O primeiro treinamento que eu dei quando comecei em Drogaria (láaaa em 1998) foi sobre controlados. Eram duas drogarias, uma com 23 balconistas outra com 7, com ritmo frenético. Você acha que naquela época eu tinha computador, impressora, sala de treinamento?... Nada. Não tinha nem o Dr Google para pegar modelos 😥 A apostila eu fiz na mão e xerox. Fiz o treinamento um a um, quando conseguia capturar 2 ao mesmo tempo já era uma felicidade. E assim foi, repeti umas ‘500x’ as novas regras da P. 344/98 (na época eram novas😅, ainda ia entrar em vigor no Rio de Janeiro). Só mais um detalhe... Ninguém me pediu para fazer nenhum treinamento. Eu que pedi para fazer. O que eu ganhei? Menos dor de cabeça em primeiro lugar. Aproximação da equipe porque eles percebiam que eu queria ajudá-los a trabalhar melhor. Resumo da história, minha apostila manuscrita 'pobrinha' 😁 acabou virando apostila das outras drogarias do mesmo dono.
Essa historinha não é para falar de mim. É para que você perceba que quando a gente quer, arrumamos um jeito. Já escutou aquela frase:
“Quem quer faz, quem não quer arruma uma desculpa”.
Nem sempre vamos ter as condições ideais, os materiais mais elaborados, o local ideal... Mas se este for o motivo para não fazer, não será feito nunca...
🚩 Minha Farmácia é pequena, no interior, não tenho uma sala para treinamentos...
👉 Conheci as duas realidades. A das redes com uma infraestrutura fantástica para treinamentos, como a realidade de Farmácias independentes sem estrutura e até sem a cultura de treinamentos. Se você leu a história acima, viu que quando se quer é possível fazer treinamentos, independente dos recursos que tem..
🚩 E se eu não quiser fazer esses treinamentos?
👉 Você pode falar “não quero fazer atendimento de pacientes”? Ou, “não quero usar o SNGPC ”?
Não, né... E você sabe que atender aos pacientes para esclarecimentos sobre a medicação, ou usar o SNGPC, como citados, são algumas das atribuições inerentes a função de Farmacêuticos em Farmácias e Drogarias.
👉 Você se recorda das Boas Práticas de Farmácia do Conselho Federal de Farmácia? A Resolução 357/01, CFF? Nela temos alguns artigos que tratam do treinamento de equipes. Vamos ver:
Art. 19 - São atribuições dos farmacêuticos que respondem pela direção técnica da farmácia ou drogaria, respeitada as suas peculiaridades: (...)
XIV. Realizar treinamento aos auxiliares onde constem por escrito suas atividades, direitos e deveres compatíveis com a hierarquia técnica.
E antes que aquela "vozinha" diga "não sou Diretor Técnico"... É bom ler o artigo 19 até o final. Até seu Parágrafo único, onde consta:
"Todos os farmacêuticos respondem solidariamente pelos itens constantes neste artigo".
* Grifo próprio para destacar.
E não se empolgue por achar que por ser de Manipulação isso não se aplica...
Artigo 43: "O farmacêutico é responsável pela manipulação e manutenção da qualidade das preparações até a sua dispensação ao cliente, devendo orientar e treinar os funcionários que realizam o seu transporte, quando for o caso.
Artigo 51: "São inerentes ao farmacêutico na manipulação as seguintes atribuições: (...)
XIII. Participar, promover e registrar as atividades de treinamento operacional e de educação continuada, garantindo a atualização dos seus colaboradores, bem como de todos os profissionais envolvidos na manipulação (...)"
🚩 Como eu planejo e executo um treinamento? 😕
👉 Antes de mais nada... Converse com o responsável pela Farmácia (proprietário, supervisor ou gerente) sobre os treinamentos. O apoio deles é fundamental.
👉 O planejamento envolve:
📌 Saber quem é seu público alvo, para quem é cada treinamento
📌 Qual é o objetivo do treinamento
📌 Quais serão os temas abordados, qual é o conteúdo necessário
📌 Quais são os recursos necessários e quais estão disponíveis: pode parecer a mesma coisa, mas não é. Uma coisa é você pressupor que precisa de auditório, datashow, microfone, apostila... Outra coisa é você ter disponível uma xerox e, com sorte, um banquinho...
📌 Prepare um plano de aula: você precisa de um roteiro para saber o que vai abordar, como vai fazer isso, qual o tempo necessário,...
📌 Qual é o tempo necessário: é fundamental que você dimensione o treinamento conforme a disponibilidade de horário para aplicar cada treinamento. Se precisar de muito tempo, pense em “quebrar em blocos”. Quando o treinamento é realizado na própria farmácia, por exemplo, meia hora por dia durante uma semana é mais fácil de conseguir 3 horas e meia em um só dia.
📌 Qual é o custo necessário: terá algum material impresso? Precisa realmente de algum material de apoio?
👉 A execução envolve:
📌 Preparar os materiais necessários
📌 Programar a data e horário
📌 Convocar os participantes (Convocar, porque 'convite' pode ser negado 😉 )
📌 No dia do treinamento separar todos os materiais com antecedência e revisar seu plano de aula
📌 Depois é aplicar o treinamento...
🚩 Plano de aula? Para que? Eu vou lá, falo e pronto 😕
👉 Lá vem aquela "vozinha": “ah, mais uma coisa para fazer”.
Mas se você tiver que fazer esse mesmo treinamento daqui a um ano, vai se lembrar de tudo o que falou? Quais foram as dúvidas que surgiram? Os materiais que utilizou... Esse plano de aula vai facilitar seu trabalho. Nesse primeiro treinamento, serve para você se organizar, evitar “ficar perdido” durante o treinamento. Já terá planejado o que vai precisar, o que vai falar, recursos etc. E para os próximos treinamentos já terá tudo organizado em um plano de aula. Não vai ter que perder tempo reorganizando tuuuudo de novo. Apenas vai revisar o que já está pronto, e se necessário, fazer algumas modificações com base na experiência passada.
🚩 O que incluo nesse plano de aula? Como faço isso?
👉 No Doctor Google (rs) você encontra vários modelos de plano de aula. Você vai fazer como uma ficha onde indicará:
📌 Qual é o treinamento (o nome mesmo)
📌 Especificar o conteúdo a ser abordado (quais os tópicos)
📌 Quais os objetivos (o que o funcionário deve aprender com esse treinamento)
📌 Como o treinamento será desenvolvido (p.ex. quanto tempo, será individual ou em grupo, para um cargo específico ou para todos os funcionários)
📌 Os Recursos utilizados (p. ex. se teve apostila, guias, esquemas, será apresentação oral ou terá algum recurso áudio visual, jogos, exercícios ou outros)
📌 Qual ou quais avaliações você usará para medir o sucesso desse treinamento (ex. se terá alguma avaliação teórica ou prática)
🚩 Como assim “avaliar os resultados” ?
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👉 Se você fez um treinamento, é porque tinha um objetivo. Certo?
Por exemplo, se você faz um treinamento sobre monitoramento de temperatura da geladeira de medicamentos, o objetivo é que o colaborador saiba como fazer a leitura adequada dos termo-higrômetros, quando deve ser feita e como anotar nas fichas de registro.Você pode avaliar a eficácia desse treinamento com uma leitura simulada. Pede para ele explicar a leitura enquanto a faz, responder as perguntas simples, p.ex. em quais horários deve fazer a medição, e ter um modelo da ficha de monitoramento da temperatura para que ele faça a anotação dos dados da leitura. Assim você poderá avaliar se com o treinamento ele conseguirá fazer a leitura e anotações adequadas. E claro, deve manter a supervisão diária.
🚩 Mas tem coisas que não precisa de treinamento? Será que a pessoa não sabe limpar a loja? Vou ter que ensinar a varrer? 🤨
👉 Você nem imagina as coisas que já vi e ouvi... Não se esqueça que nem tudo o que parece obvio para você, é para o outro.
👉 Além disso tem uma [ótima] vantagem... Sabe aquele funcionário 'espertinho' que vive fazendo coisas erradas e sempre justifica que "não sabia"... Com o treinamento e o registro do treinamento, onde ele assina que recebeu as orientações, ele não terá como dizer que "não sabia"... Está ali, assinado por ele, confirmando que ele foi orientado.
Já escutou a frase de Peter Drucker...
"O maior benefício do treinamento não vem de aprender algo novo, mas de se fazer melhor aquilo que já fazemos bem."
🚩 Existem treinamentos que são obrigatórios? Para qualquer Farmácia?
👉 Sim, conforme a nossa conhecida RDC 44/09, de Boas Práticas de Farmácia, da Anvisa. Nessa RDC consta uma Seção inteira sobre a capacitação (treinamento) dos funcionários. Vamos rever os artigos e Comentar:
📍 Art. 24. Todos os funcionários devem ser capacitados quanto ao cumprimento da legislação sanitária vigente e aplicável às farmácias e drogarias, bem como dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) do estabelecimento.
Ou seja, deve ter um treinamento para cada POP, conforme as atribuições de cada funcionário. DOIS Exemplos:
1️⃣ Todos os funcionários precisam passar por treinamento sobre lavagem básica das mãos;
2️⃣ Mas não precisa treinar toda a equipe sobre SNGPC se só os Farmacêuticos usam este sistema.
E você já viu a 4FarmaClass sobre quais são os POPs obrigatórios (reveja AQUI).
📍 Art. 25. Todo o pessoal, inclusive de limpeza e manutenção, deve receber treinamento inicial e continuado com relação à importância do autocuidado, incluídas instruções de higiene pessoal e de ambiente, saúde, conduta e elementos básicos em microbiologia, relevantes para a qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos usuários.
Neste caso, esses tópicos devem ser incluídos no treinamento INDEPENDENTE do cargo e atribuições.
📍 Art. 26. Deve ser fornecido treinamento inicial e contínuo quanto ao uso e descarte de EPIs, de acordo com o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde - PGRSS, conforme legislação específica.
Lembrar de observar as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde! A RDC 222/18 estabelece os tópicos (mínimos) que devem ser incluídos no treinamento sobre o PGRSS.
📍 Art. 27. Nos treinamentos, os funcionários devem ser instruídos sobre procedimentos a serem adotados em caso de acidente e episódios envolvendo riscos à saúde dos funcionários ou dos usuários das farmácias e drogarias.
Não inclui apenas os acidentes com os Resíduos da Sala de Serviços Farmacêuticos, mas também o contato com materiais potencialmente contaminantes (p.ex. os resíduos dos sanitários), acidentes com frascos de vidro quebrados etc.
[ NOTA ] Observe que a expressão "treinamento inicial e continuado" se repete. Isso significa que além de um treinamento inicial, o funcionário deve ser retreinado periodicamente.
🚩 O que é esse “Registro de Treinamento”?
👉 A RDC 44/09 define que cada treinamento deve possuir um registro, uma ficha, onde constará informações obrigatórias referentes ao que foi abordado, quando foi feito, quem participou e quem executou o treinamento, e os dados da avaliação:
📍 Art. 28. Devem ser mantidos registros de cursos e treinamentos dos funcionários contendo, no mínimo, as seguintes informações:
I - Descrição das atividades de capacitação realizadas;
II - Data da realização e carga horária;
III - Conteúdo ministrado;
IV - Trabalhadores treinados e suas respectivas assinaturas;
V - Identificação e assinatura do profissional, equipe ou empresa que executou o curso ou treinamento; e
VI - Resultado da avaliação.
*Grifo próprio, só para destacar.
E ainda, no Capítulo sobre Documentação dessa RDC, consta a obrigatoriedade de manter registro sobre os Treinamentos realizados:
Art. 88. O estabelecimento deve manter registros, no mínimo, referentes a:
I - Treinamento de pessoal (...)
🚩 Existe um modelo dessa ficha de Registro de Treinamento?
👉 Não existe um modelo padronizado pela Anvisa. E, antes que me peça...😄
Sim, eu tenho um modelo formatado para registro de treinamentos.
E não, não disponibilizo essa ficha para todos. Apenas clientes das minhas Consultoria para Manual de Boas Práticas, POPs e PGRSS recebem essa ficha (e customizada para sua Farmácia ou Drogaria) 😉
🚩 Preciso guardar essa ficha de Registro de Treinamento por quanto tempo?
👉 Os registros dos treinamentos devem ser mantidos arquivados no estabelecimento por CINCO anos, conforme a RDC 44/09:
📍 Art. 89. Toda documentação deve ser mantida no estabelecimento por no mínimo 5 (cinco) anos, permanecendo, nesse período, à disposição do órgão de vigilância sanitária competente para fiscalização.
🚩 Tenho algum prazo para fazer esses treinamentos?
👉 A RDC 44 é de 2009... Então isso já está valendo há anos, mesmo que sua Vigilância Sanitária nunca tenha pedido os registros de treinamentos até agora. Aqui no Rio de Janeiro e em várias outras cidades os Fiscais já cobram a cópia das Fichas de Registro de Treinamentos há muitos anos...
👉 Resumidamente... Comece logo.
🚩 E se o Fiscal da Vigilância Sanitária cobrar e eu não tiver todos os registros de treinamentos?
👉 Resposta que mais uso... Depende...
Se é uma Farmácia nova você pode justificar que está dentro do cronograma de treinamentos e apresentar um plano de treinamento com um cronograma anual.
Agora... Se é uma Farmácia antiga... Vai depender do Fiscal e de quantos treinamentos estamos falando. Uma situação é ter quase todos os treinamentos já aplicados e com ficha de registro comprovando, outra e não ter nenhum.
Só para lembrar...
Como realizar os treinamentos e seus registros estão definidos na RDC 44/09, não ter caracteriza uma infração sanitária:
💣 Art. 99. O descumprimento das disposições contidas nesta Resolução constitui infração sanitária, nos termos da Lei nº 6.437, de 20 de agosto de 1977, sem prejuízo das responsabilidades civil, administrativa e penal cabíveis.
🚩 E se eu fizer Toooodos os treinamentos com meu funcionário e depois ele for para a concorrência? Só vou perder tempo... 😤
👉 Você se sente frustrado? Aborrecido?... Querido... A sensação pode ser exatamente essa. Eu sei... Já passei (e muito) por isso...
A questão é... Você não tem como controlar quando um funcionário vai sair da sua empresa. Mas você pode controlar se quer que o tempo em que ele permaneça na empresa seja com maior ou menor eficiência.
Se você não quer “perder tempo” treinando o funcionário, também não adianta reclamar todo dia o que ele deixa de fazer, o trabalho que você tem para corrigir o que foi feito de errado, etc
Uma frase de Henry Ford para você refletir (hoje estou cheia de frases 😄):
"Pior do que treinar um funcionário e ver ele sair, é não treinar o funcionário e ver ele ficar."
🚩 Esses treinamentos podem ser terceirizados?
👉 Sim. Neste caso, na ficha de Registro de Treinamentos deve contar os dados de quem o realizou, conforme RDC 44/09, art. 28, inciso V:
“Identificação e assinatura do profissional, equipe ou empresa que executou o curso ou treinamento”
*Grifo próprio, para destacar.
🚩 Agora me empolguei com os treinamentos! Posso fazer outros treinamentos além desses definidos pela RDC 44/09? 😃
👉 Que ótimo! Sim, você pode. A RDC 44/09 define apenas os treinamentos mínimos.
📣 Desafios:
⭐️ Crie um Plano de Treinamentos anuais: liste todos os que são obrigatórios e todos os outros que gostaria de aplicar.
⭐️ Depois elabore um cronograma para implantação de cada treinamento, os iniciais e periódicos.
⭐️ E faça o seu primeiro treinamento.
👉 Imagine... E se...
EU fizer o seu PGRSS? O que você acha disso?
Conheça o PGRSS da 4Farma, elaborado por mim, Isabel Schittini:
É muito simples! Você preenche um formulário online com os dados necessários e eu faço seu PGRSS. Você recebe seu PGRSS Realmente Pronto para imprimir e usar.
🎁 Tudo isso com a TRIPLA GARANTIA e mais 3 BÔNUS EXCLUSIVOS da 4Farma!
😉 Vou te contar um pouco mais sobre isso... É só CLICAR na imagem abaixo para saber mais:
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Muito obrigada!
Um grande abraço e até o nosso próximo encontro 😉
Isabel Schittini
Links Relacionados com o post:
RDC 44/2009, AQUI
RDC 222/2018, AQUI
Resolução CFF 357/2001, AQUI
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